Como se chama a roupa de batismo?

Você já sabe como se chama a roupa de batismo? Tire essa e outras dúvidas sobre como se chamam as roupas e como se vestir nessa data tão especial.

Como se chama a roupa de batismo, o que é e como se vestir nessa data especial? Em uma das cerimônias mais celebradas do mundo, quando nasce um bebê, os preparativos para o batismo se iniciam.    

Principalmente no cristianismo, se você estiver preparando ou vai participar de uma cerimônia religiosa em uma igreja, é recomendável usar determinados tipos de roupa que são específicos para esse momento.

Inclusive, algumas cores também são mais propícias para o momento. Entre outras, algumas roupas e cores devem ser evitadas.

Descubra agora mesmo como se chama a roupa de batismo e escolha a sua para o seu bebê, para você que é madrinha ou para você que respeita a sua religião.

O famoso mandrião – como se chama a roupa de batismo?

A roupa de batismo geralmente se chama mandrião. Essa é uma maneira tradicional de fazer o batizado, sendo muito comum na Europa e uma tradição que vem de família. Inclusive, o vestido é usado de geração em geração.

Atualmente, muitas mudanças nas crenças e adaptações foram realizadas, sendo que aqui no Brasil não existem muitas exigências, afinal, muitas das tradições se perderam.

A não ser que você seja muito conservador e queira fazer tudo à risca.

Então, para quem gosta de seguir a tradição, é uma peça comprida, muito semelhante a uma camisola. Seja rendado ou liso, o melhor de tudo é que o seu bebê não passa frio.

Mas de fato, o ideal é sempre usar roupas mais clássicas, cores leves, além de roupas mais elegantes e formais.

Vestidos para meninas e macacão para os meninos

Aqui no Brasil, é muito comum vermos os vestidos de menina, práticos e rendados. Inclusive, se estiver frio, as meninas usam um casaquinho de lã e usam também uma calça de lã fina para não ter nenhum problema antes e depois da cerimônia.

Já os macacões, são para os meninos e eles vêm com um suspensório e uma camisa elegante por baixo. Os sapatinhos feitos à mão são para proporcionar maior conforto ao bebê.

Muito chiques, eles ficam como lembrança e por vezes, são usados apenas uma vez, já que a criança cresce rapidamente e não tem ocasião para usar. Além disso, os bordados são muito bem vindos.

Cada detalhe chama mais charme e atenção para a criança.

Como se chama a roupa de batismo que as madrinhas e os padrinhos vestem?

Já que estamos falando de uma cerimônia leve e religiosa, as pessoas costumam manter o padrão, sem roupas extravagantes e nada muito ousado.

É bom evitar os decotes ou roupas que emanam outro tipo de imagem que não é pertinente a cerimônia.

Os tons claros são muito bem vindos, mas existem cerimônias em que as madrinhas vestem algo mais especial e elegante, mas jamais nada muito depravado.

Vestidos longos sociais, fluidos, pantalonas e muitas ideias para que você possa usar. Existem pessoas que seguem a tradição da madrinha ou padrinho comprar a roupa do bebê.

Os vestidos são prestigiados e trazem maior elegância para o bebe, sendo que muitos meninos usam um traje social. Em todas essas cerimônias, costuma-se usar uma roupa especial do bebê.

O que usar no batismo do bebê

Você pode optar por um social casual, como um terno ou pelo menos uma calça e um blazer. Nem sempre é necessário usar gravata, mas você não parecerá deslocado se preferir usar uma.

Recomendamos fortemente que você não use jeans ou calças casuais, afinal, pode soar como desleixo, dependendo da sua família e amigos.

Roupa social para batismo

Roupas de batismo para meninos têm uma rica história que remonta à séculos. Para a maior parte dessa época, os vestidos de batismo católico eram relíquias de família repassadas pelas madrinhas para os seus afilhados.

No entanto, com o tempo, a tradição mudou para permitir que os pais escolham sua roupa de batismo de menino e solicitem ajustes de design para se adequar ao seu próprio gosto e conforto.

Isso permite que os pais expressem sua criatividade ao planejar o batismo e fazer com que seu filho se sinta especial, com uma roupa única, em sintonia com as tendências atuais.

Quando se trata de escolher uma roupa de batizado de um menino moderno, você deve considerar as opções de cores para detalhes, acessórios como botas e gorros.

Além disso, o estilo que você acredita que fará as fotos mais marcantes e que vai inovar no álbum da sua família.

As fotos serão memórias que você passará para seu filho quando ele crescer; portanto, é fundamental escolher apenas tecidos de alta qualidade, como algodão puro e seda, que garantem uma aparência muito mais elegante e refinada nas fotos.

Os vestidos de batismo são unissex?

Os vestidos de batismo católico não são unissex – no entanto, eles têm um estilo semelhante. Os trajes de batismo modernos para meninos, geralmente, são feitos sob medida, com um corte simples e neutro, que difere ligeiramente do design mais elaborado e caprichoso dos vestidos de batismo de meninas.

A diferença entre os vários trajes de batizado para meninos será mais visível ao redor da gola, que provavelmente, será decorada com rendas ou outros enfeites.

A gola das roupas de batismo dos meninos também é mais alta e é mais simples do que os vestidos das meninas.

Por que os meninos usam vestidos de batismo?

Exatamente porque não é um vestido, mas sim um mandrião. Os vestidos de batismo carregam uma tradição poderosa.

A cerimônia de batismo é um dos poucos eventos que permite a uma família inteira celebrar o nascimento e bênção de um bebê recém-nascido.

Na fé e na cultura, muitas vezes através de gerações, as pessoas têm muitas crenças que envolvem o batismo e seguem a tradição para proteger seus filhos.

Embora a adesão a códigos como o vestido todo branco não seja obrigatória, há beleza em recriar os looks de batizado para você, seus pais e os familiares antes do dia especial do pequeno.

O traje de batizado de um menino moderno não precisa ser extremista, mas há sofisticação e talento na simplicidade da tradição.

A nossa gama de vestidos de batizado para meninas ou roupas de batizado para menino tem todos os atrativos do design moderno, permanecendo consistente com os costumes que você conhece e adora.

Já na igreja evangélica, as pessoas usam um roupão para batismo, já que não existe a exigência de se batizar desde pequeno. Bata, capa e roupão são muito comuns para igreja evangélica.

O que você achou? Qualquer dúvida, entre em contato conosco agora mesmo!

você pode gostar também