Vestido de noiva: 11 dicas para escolher o seu

Vestido de noiva é um dos itens mais importantes de um casamento. Você vai se casar e ainda não escolheu o seu? Continue a leitura, temos dicas que toda mulher que vai casar precisa saber.

Esse é um assunto que tira o sonho de muitas mulheres. Afinal, o vestido é um dos detalhes mais importantes para que a noiva possa brilhar no dia do seu casamento.

Além disso, o vestido tem um importante o valor sentimental, e até mesmo um significado religioso e espiritual para algumas noivas. Já que o branco, a cor normalmente escolhida, é símbolo de pureza para muitas pessoas, culturas e fés.

E nenhuma noiva quer chegar no dia do seu casamento ou nas vésperas e perceber que escolheu o vestido errado. Independente do motivo, isso é desesperador.

Mas, quais detalhes são importantes para escolher o vestido de noiva, certo para você?

Para ajudar você não errar na hora de subir no altar, eu preparei 10 dicas simples, porém eficazes. Leia com atenção, uma de nossas dicas é indispensável para não errar na escolha, toda noiva deveria saber.

Acompanhe.

1. Escolha o vestido de noiva com antecedência

Sim, eu sei que toda noiva tem mil e uma coisas para planejar, e assim garantir que nada sai errado no dia do casamento. Do buffet ao bolo, passando pela questão dos convidados, convites e outros detalhes, a lista é longa.

E é por isso que a primeira dica de hoje é escolher o seu vestido de noiva com antecedência. Portanto, o vestido precisa ser um dos primeiros itens do seu cronograma de planejamento.

Acredite, o vestido não vai ficar pronto a tempo se você mandar fazer na última hora.

Afinal:

  • Dificilmente você encontrará um costureiro ou estilista que aceite essa tarefa;
  • Dá escolha de materiais até os processos de confecção e provas, os prazos levam de semanas a meses;
  • Você pode não ter ideia do que está procurando e comprar o modelo errado as pressas.

Mas, se você optar por comprar em um brechó, considere que talvez seja preciso mandar o vestido para uma lavanderia ou fazer alguma reforma.

2. Faça uma pesquisa prévia para ajudar na escolha

Existem diversos tipos de vestidos de noiva. Há vestidos do tipo baile, bem rodados e mais tradicionais. Mas também há os vestidos estilo sereia, vestidos mais e românticos, vestidos modernos, e muitos outros.

A questão aqui é: qual é o vestido de noiva ideal para você?

Antes de tudo você tem que escolher o que combina mais com a sua personalidade e estilo.

Isso é importante para que quando você vá a uma loja escolher o vestido de noiva, você possa avaliar todos os modelos que não sejam apresentados a você.

Portanto, saber quais são as suas preferências de vestido ajuda a filtrar as opções que você verá, o que facilita a escolha e poupa tempo.

Afinal, você não precisa provar um vestido de um tipo que você já pesquisou e sabe que não gostou.

3. Determine um orçamento para o seu vestido de noiva

Vestidos de noiva não costumam ser muito baratos. Portanto, determine um orçamento máximo para o seu vestido e fique dentro dele.

Então, logo que chegar na loja tá se o valor do seu orçamento para sua consultora.

Desse jeito você não corre o risco de ficar apaixonada por um vestido maravilhoso, mas que não tem condições de comprar.

O que nos leva também a dica a seguir.

4. Encontre a loja certa para comprar seu vestido de noiva…

Para isso faça uma pesquisa prévia sobre a média de preços do mercado. Para isso, busque por diferentes lojas para comparar os preços.

Assim você pode encontrar o ideal local para compra.

Mas, não se esqueça de deixar algumas opções extras para o caso de não encontrar o repetir o certo na sua primeira opção de loja.

5. Considere o tema da sua cerimônia

Normalmente os casamentos são planejados de acordo com uma temática especial escolhida pelo casal.

E esse tema determina essenciais como a decoração, o ambiente da festa e o vestido da noiva.

Portanto, para garantir que tudo esteja em perfeita harmonia, escolha um vestido que também combine com o tema do seu casamento.

6. Casamento durante o dia ou casamento à noite?

O horário da cerimônia também é importante para escrever um vestido adequado.

Isso é verdade principalmente se você é uma noiva mais tradicional. E, portanto, deseja, seguir os protocolos mais usados em cerimônia de casamento.

Nada impede, contudo, que você use um vestido cheio de brilho e Glamour durante o dia, se é isso que você quer.

Mas, se escolher um vestido certo para o horário é um detalhe importante para você, então é bom não esquecer.

7. O local da cerimônia

Será um casamento na praia? Vai casar no campo? Vai ter uma cerimônia mais tradicional em uma igreja e depois uma festa em salão?

Por exemplo: se você vai casar na praia escolher um vestido mais leve e fresco, com tecido esvoaçante e pé na areia, é uma ótima escolha.

Já para as cerimônias campestres, normalmente os modelos de vestido de noiva que mais combinam são em estilo romântico e com renda.

Mas, se a sua cerimônia vai ser na igreja com uma festa na cidade então você pode optar por um modelo mais pesado, como um vestido de baile bordado com pedrarias.

Quanto ao local da responsabilidade também inclui sua mobilidade e a temperatura.

Lembre-se que você vai ter que ficar muitas horas como vestido, vai precisar se levantar, sentar, dançar e comer. E fará isso diversas vezes.

O mais importante também é que você esteja confortável para se divertir e aproveitar ao máximo o seu casamento.

8. A estação do ano e o vestido de noiva

Existe uma boa diferença entre casar no inverno ou casar no verão dependendo clima do local do casamento.

O inverno no sul do país costuma ser gelado. Por sua vez, as temperaturas do verão em alguns lugares como Rio de Janeiro e o Nordeste podem passar facilmente de 35 à 40°.

Não dá para determinar com antecedência a temperatura exata para o dia do seu casamento. Mas, é possível ter uma boa ideia de como estará o clima dependendo da estação do ano em que você vai casar.

Portanto, se você vai casar em um dia com probabilidade de temperatura mais frias considere usar um vestido mais quente. Ou um acessório de inverno, por exemplo: uma capa que combine com o seu vestido.

Já para os dias de verão, os modelos mais recomendados são aqueles que deixam os ombros a mostra e são feitos com materiais leves que favorecem a circulação de ar.

9. Escolha bem os detalhes do seu vestido de noiva

Lembra quando eu disse para você para pesquisar os diferentes tipos de vestido de noiva com antecedência?

Bom, além de haver em diferentes modelos como os citados, também existem diversas variáveis como:

  • Cauda longa;
  • Diferentes tamanhos de véu;
  • Decote nas costas;
  • Fendas;
  • Tule;
  • Diferentes tipos de rendas;
  • Bordados;
  • Pedrarias e outros.

Por mais que você goste de todos ou da maioria não é uma boa ideia tentar encontrar tudo isso em um mesmo vestido.

Primeiro, porque provavelmente você não vai encontrar. Segundo, por que o resultado pode não ser exatamente aquilo que você espera.

Então, a dica e escolher quais detalhes você quer que presentes no seu vestido de noiva. Mas, entender que talvez não encontre todos no mesmo modelo.

Além disso, saiba que casar de branco é uma tradição que existe desde o século XIX, com a rainha Vitória da Inglaterra. Mas, você também pode fugir ao óbvio escolhendo outra cor.

Portanto, mantenha a sua mente aberta. E acima de tudo: escolha um vestido que você ame.

10. Não vá sozinha

O mais indicado é que você escolher algumas pessoas de confiança para ajudar você a escolher o vestido de noiva, certo.

Dificilmente uma noiva vai a loja fazer a escolha do vestido sozinha. Pois, na maior parte das vezes a mãe ou as madrinhas querem acompanhar a noiva.

E essa pode ser de fato uma boa escolha para ajudar você para tomar a decisão certa.

Contudo, é importante pensar em pessoas que conheçam o seu estilo e saiba respeitar suas escolhas mesmo que não concordem com elas. Dessa forma, você pode ficar mais segura e certa de que receberá apenas críticas construtivas.

Afinal, esse é um dos dias mais importantes do seu planejamento e o dia que vai determinar o vestido que você vai usar no seu casamento.

Em outras palavras, ir acompanhada de pessoas que não conheçam o seu estilo ou não estejam dispostas a respeitar suas escolhas pode deixar você confusa. E dificultar a sua decisão sobre o vestido de noiva.

Então, sim, não vá sozinha. Mas, escolha as pessoas certas para ir bem acompanhada.

11. Dica final

Além de tudo isso, há mais duas coisas importantes.

Primeiro, fique atenta ao tamanho do vestido. Não pense em escolher um modelo menor para então em emagrecer até a data do casamento.

Isso pode não dar certo e o vestido não servir no dia.

Segundo, se você vai comprar um vestido que ainda será confeccionado faça um contrato. Pois, dessa forma você fica protegida juridicamente e assegura a pontos importantes, como a data de entrega, cancelamento e taxas para ajustes.

Espero que essas informações e dicas tenham ajudado você a escolher seu vestido de noiva com mais tranquilidade. E não se esqueça: é o seu grande dia, então divirta-se e aproveite ao máximo!

você pode gostar também