Como montar um quarto pequeno para bebê

Confira 5 dicas para montar o quarto do seu bebê mesmo em cômodos pequenos.

Chegou o grande momento! O bebê está para nascer; e, com esse nascimento, vem uma série de outros eventos! É preciso frequentar o médico, comprar roupas e sapatos, montar o enxoval, comprar os móveis para bebê, organizar o quarto, etc. São tantas tarefas!

Nesse contexto, muitos pais enfrentam uma dificuldade comum: um tamanho reduzido para o quarto do bebê. Contudo, a falta de espaço não é sinônimo de desordem.

É extremamente possível montar um quarto para o bebê mesmo em espaços pequenos. Por isso, hoje trouxemos 5 dicas para quem precisa organizar o quarto, mas não tem muito espaço.

Continue conosco e saiba mais!

1. Defina prioridades

Por se tratar de um cômodo pequeno, nem todos os móveis e peças vão caber. Por isso, antes de ir comprando tudo que vê pela frente, dê prioridade às peças que são essenciais. Lembre-se que nem tudo vai caber, portanto, escolha com cuidado.

Basicamente, o bebê vai precisar de três tipos de móveis: um berço, uma cômoda e um trocador. Além disso, outro item que pode ser importante é uma poltrona confortável para a hora da amamentação.

Os demais móveis que você quiser também podem ser colocados no quarto. Mas, no contexto do cômodo pequeno, eles só vão gerar mais espaço.

Se você quiser a poltrona, mas sabe que ela não vai caber no quarto, uma dica é transferi-la para outro cômodo, como o quarto do casal ou a sala.

2. Prefira móveis multiuso

Você pode selecionar móveis com mais de uma função. Um exemplo é o berço 3 em 1, ele funciona como berço, cômoda e trocador, unindo as três funções em um só móvel.

3. Use um móvel para mais de uma função

Mesmo não comprando móveis multiuso, você pode fazer de móveis comuns uma oportunidade para usá-los de maneiras diferentes.

Por exemplo: em vez de comprar um armário grande, você pode optar por uma cômoda com gavetas. Como os itens de bebê são pequenos e ocupam pouco espaço, não é necessário um armário tão grande.

Dessa forma, você pode transformar a parte de cima da cômoda em um trocador. Para isso, você vai precisar de um colchonete e dos demais itens necessários para a troca, como fraldas, lenços umedecidos, etc.

Existem, ainda, alguns trocadores que podem ser encaixados no berço, como, também, banheiras que se transformam em trocadores.

4. Use prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos podem ser uma ótima opção para usar na decoração do quarto. Mas, além disso, eles podem ser usados para guardar brinquedos, que também vão servir de decoração, como, também, outros itens.

O interessante das prateleiras e nichos é que eles se localizam no alto, não ocupando o espaço do chão.

5. Aproveite outras partes da casa

Alguns móveis para bebê podem ficar em outros cantos da casa. Um exemplo é a poltrona, que pode ser disposta no quarto do casal ou na sala.

Além disso, também temos o trocador. Acima, demos a opção de usar o trocador que vem em algumas banheiras. Assim, ele pode ficar no banheiro.

Outra opção é colocar o trocador em outro canto da casa. Lembre-se que isso é temporário, já que logo seu bebê vai estar usando o banheiro.

Dicas bônus para compor a decoração:

  • Prefira cores neutras e claras e utilize pequenos enfeites para trazer mais cor;
  • Decore somente com o que considerar indispensável;
  • Prefira decorações de paredes, para não ocupar espaço no chão;
  • Se possível, utilize móveis planejados;
  • Espelhos são interessantes para dar a sensação de um cômodo maior;
  • Deixe o quarto bem iluminado;
  • Por fim, priorize o conforto e a segurança do bebê!
você pode gostar também