Casamento – como melhorar e ter uma relação mais saudável como casal

Bom, apesar do título extravagante e o casamento em destaque, este artigo não é destinado apenas para aqueles que já são casados; muitas das dicas que tornam um casamento melhor também tornam qualquer relação na vida melhor, questões que serão citadas aqui como o diálogo e confiança são capazes de melhorar todas as relações com todas as pessoas. Continue com o artigo e melhore todas as relações a sua volta.

Casamento

O casamento é um momento especial, um dos mais importantes e esperados na vida de muitas pessoas, encontrar aquela pessoa ideal, começar uma amizade, um namoro, ver a relação evoluir e então todas as burocracias dos preparativos de um casamento, as idas ao cartório, os convites, a decoração para a festa, a ansiedade pra o grande dia; vocês dois já passaram em conjunto por todas estas etapas, e com certeza são momentos especiais que desejam manter vivos para sempre não é mesmo? Você não deseja por exemplo precisar voltar a um cartório em Curitiba porém para assinar o divórcio desta vez.

Para lhe ajudar a manter uma relação saudável e até mesmo melhorar o dia a dia de vocês como um casal, este artigo separou algumas dicas e informações que poderão lhe ser uteis e caso implementadas na relação com certeza tornarão a convivência muito mais benéfica para ambos.

Casamento saudável

Seja sincero, você consegue perceber tranquilamente os sinais de quando um casal se ama não é mesmo? Você sente um clima leve e tranquilo entre os dois, você percebe que eles se respeitam e possuem confiança um no outro, e esses sinais não significa que eles não tenham problemas na relação, mas sim, que mesmo com os problemas, o amor e união entre ambos se sobressaia, impedindo que pequenos conflitos naturais acabem por estragar a relação.

E isso é de certa forma, o considerado casamento saudável, você perceber e entender que a outra pessoa não é perfeita, assim como qualquer ser humano ela está sujeita a falhas e durante toda a vida ainda cometera erros, assim como você também cometera, porém, mesmo com as falhas e o peso de ser um ser humano como qualquer outro, a relação continua firme.

Imagino que você que já é casado, está em um relacionamento ou prestes a entrar em um, deseje esse tipo de relação para a sua vida, uma relação que possa ser duradoura e lhe resulte bons momentos ao lado da pessoa amada, para isso, que tal algumas dicas de como ter um casamento/relação mais saudável?

Como ter um casamento saudável

  • Amizade: A amizade no âmbito geral é um dos principais pontos para garantir que seu relacionamento seja saudável, veja em seu companheiro(a) mais do que aquele com quem você vai se casar e dividir a vida, seja leve, brinque, de risada, torne a pessoa a sua melhor amiga(o).
    Também seja amigo dos amigos e amigas de seu parceiro
    , não trate todos como ameaças ou tente afastar o seu companheiro das amizades, ter outras pessoas com quem sair, passar um tempo e se divertir é importante em uma relação;
  • Aceite a pessoa como ela é: Você provavelmente conheceu a pessoa de uma forma e ela irá continuar da mesma forma, por isso é importante que você conheça bem uma pessoa antes de entrar em um relacionamento com a mesma, claro que você não irá aceitar um relacionamento abusivo/tóxico para com sua pessoa, mas também não tente mudar e transformar a pessoa em outro alguém, aceite seu parceiro como ele.
  • Escute: O simples ato de escutar é uma das ações mais importantes dentro de uma relação, não interrompa seu parceiro, não haja como se não estivesse interessado no que o outro tem a dizer, mesmo que a pessoa tenha chegado estressada do trabalho e apenas comece a despejar informações das quais você não entenda nada, apenas mostre-se presente e a deixe falar, muitas vezes você nem precisa de respostas prontas ou soluções, precisa apenas ouvir e mostrar que se importa;
  • Perdoe e perdoe-se: Carregar todos os erros e problemas do relacionamento nas costas ou fazer com que tudo recaia sobre o outro é um erro, ambos em uma relação possuem responsabilidades e quando algo vai mal dificilmente apenas um carrega a culpa, ambos devem saber suas responsabilidades dentro de uma relação e fazer com que o relacionamento evolua;
  • Sejam uma boa equipe: Não digo que é necessário com que ambos tenham todos os sonhos iguais, objetivos e gostos; porém para que uma relação funcione é importante que as pessoas envolvidas formem uma boa dupla com interesses e gostos em comum não é mesmo? É importante que vocês se ajudem de forma mutua em prol de objetivos em comum.

Passar momentos bons onde os dois possuem interesses em comum fortalecem uma relação

  • Converse: Assim como escutar, conversar também é importante, e conversar engloba todas as situações, fale sobre aquilo que lhe incomoda, sobre seus sentimentos, sobre o que aconteceu no seu dia, sobre um filme que assistiu, o dialogo por “bobo” que possa parecer se torna um dos pilares mais importantes numa relação;

O que fazer para ter um relacionamento leve?

Apesar de relacionamento saudável e relacionamento leve terem muitos pontos em comum e serem complementares uns aos outros ambos ainda possuem algumas características e dicas especificas, um relacionamento leve pode ser definido também como um relacionamento livre, pessoas não se tornam propriedades das outras ou menos livres quando em uma relação. Veja algumas formas de garantir que seu relacionamento seja leve/livre.

  • Individualidade e respeito: Sempre mantenha a consciência de que você é a pessoa mais importante que existe, não abdique de seus hobbies, sonhos, empregos ou o que for para agradar seu parceiro, mesmo em uma relação as pessoas ainda são individuais. Também sempre lembre de reservar um tempo para si mesmo e entenda que seu parceiro também precisa desse tempo sozinho, seja para sair com amigos, família, fazer programas dos quais você não estará junto e está tudo bem!
  • Confie e controle o ciúme: Confiança é um dos pilares de uma boa relação, acredite nas boas intenções e na índole daquele a qual você escolheu para firmar uma relação;
  • Planos em conjuntos e individuais: Manter planos e realizações em conjunto e individuais é importante, podendo desta forma estar junto a seu parceiro para se dedicar aos sonhos como casal e também o ver lhe apoiando em seus próprios objetivos;

O que pode estragar um relacionamento?

Se foi visto algumas das atitudes que melhoram uma relação, mas quais são aquelas que farão com que o casamento/namoro esteja fadado ao fracasso? Veja algumas das atitudes e mantenha-se longe delas.

  • Escondem os sentimentos ou fazem coisas das quais o conjugue não possa descobrir;
  • Dividem tudo entre “seu e meu”;
  • Apontar os erros o tempo inteiro e julgar todas as ações;
  • Tudo se torna motivo de briga e discussões pesadas;
  • Sempre adiando desde sonhos até uma simples ida ao cinema (relacionamento em segundo plano);
  • Guardar rancor e não perdoar.
você pode gostar também