Como sair da rotina do casamento: 7 dicas incríveis!

A dúvida sobre como sair da rotina do casamento costuma pairar em todos os casais após certo tempo juntos. Isso porque com as tarefas diárias, os filhos, afazeres domésticos e outros, é comum que se caia em um cotidiano monótono.

Além disso, há casos em que a sintonia do casal pode ficar comprometida por diferentes fatores. Por exemplo, por incompatibilidade de horários, preferências ou até mesmo por doenças sexuais.

Em qualquer um dos casos, a dica é uma só: se for necessário, o casal precisa buscar ajuda profissional. Há na medicina, especialidades na área mental, fisioterapia na saúde da mulher, entre outros, que podem ajudar.

Por isso, preparamos esse artigo para responder sobre como sair da rotina do casamento e ter uma vida a dois muito melhor. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que faz um casamento cair na rotina?

Afinal, o que faz um casamento cair na rotina

Um casamento pode cair na rotina por vários motivos. Geralmente as demandas familiares, profissionais e até mesmo sociais, acabam interferindo no dia a dia dos cônjuges, fazendo com que ele enfrente alguns desafios.

Ainda que os relacionamentos sejam diferentes de um casal para o outro, há algumas fases que podem afetar a todos eles. A chegada dos filhos e a meia idade, entre outros fatores, podem ser sentidos pelos dois.

Apesar de tudo, precisamos pensar que o casamento exige dedicação. Não é somente oficializar a união e não se esforçar mais para que continue dando certo.

Mas é importante ter em mente que ao passar por uma fase como essa, os laços podem ser reafirmados e que a situação pode ser sim revertida. Pensando nisso, vamos mostrar algumas dicas para que você e seu amor possam melhorar a vida a dois. 

7 dicas que irão te ajudar: como sair da rotina do casamento

Um casamento não é somente um mar de rosas, ele tem vários altos e baixos. O segredo para que ele seja duradouro, mantendo sempre a harmonia entre os dois, é garantir que os momentos bons se sobressaiam e que o dia a dia se torne mais animador para os dois. 

Nesse sentido, aqui estão 7 dicas para ajudar o seu relacionamento a sair da rotina. Veja:  

Seja deliberado

Se o casamento está passando por uma fase ruim, ou por um período apenas sem graça, esperar que tudo fique bem pode não ser a melhor ideia. Isso porque há a possibilidade de que fique cada um na sua, e o problema persista.

Nós sabemos que na maior parte das vezes, os companheiros escolhem agir dessa forma. Mas o ideal mesmo é, em vez disso, fazer algo deliberado. Ou seja, se proponha a fazer algo que não estão acostumados, que seja diferente.

Nesse sentido, saiam no meio da semana, seja para jantar, ir ao cinema, ou a um show de uma banda que vocês gostam muito. Caso tenham filhos, contratem uma babá e tenham uma noite somente suas. 

Fale sobre qualquer assunto que incomode você

Fale sobre qualquer assunto que incomode você

Não falar sobre um problema, ou algo que incomode qualquer um dos dois, não vai fazer com que ele se resolva sozinho. Por isso, fale sobre o que está causando essa angústia.

Talvez vocês não tenham mais um tempo para conversar como acontecia antes, ou os momentos íntimos estão ficando cada vez mais caros. Sendo assim, sentem e falem isso para o outro e não fiquem em silêncio em relação ao que incomoda.

Mas quando esse momento acontecer, não fiquem só apontando erros, isso não vai levar a nada. No lugar disso, o que vai ajudar é se questionarem o porquê isso está acontecendo. Dessa forma, vocês conseguem se reaproximar. 

Como sair da rotina do casamento: priorize a intimidade

Para que o casamento não caia na rotina, os dois devem ter a intimidade como prioridade. E vale lembrar que isso não se resume somente ao que acontece entre quatro paredes. O que vem antes também pode despertar algo mais excitante entre vocês.

Nesse sentido, se o sexo andar um pouco sem graça, ou até mesmo se ele não estiver acontecendo, se concentrem em fazer a chama acender novamente.

Não estamos falando de fazer apenas loucuras, mas pode ser que incluir algo diferente, como um local, ou um brinquedo novo, façam com que a sintonia sexual entre vocês seja retomada.  

Compreenda a sua responsabilidade afetiva na relação a dois

Não adianta somente culpar o outro pela fase ruim no relacionamento. Ter responsabilidade afetiva é essencial para que os dois possam chegar a um consenso sobre o que está acontecendo, afinal, o casamento é feito por duas pessoas, certo?

Nesse sentido, mesmo que a culpa não seja totalmente de uma pessoa, é responsabilidade dela assumir que pode ter contribuído para isso. Além disso, é necessário que os dois tomem alguma atitude para resolver o problema.

Por isso, pare e pense nas suas atitudes e o que pode ter contribuindo para que o casamento esteja passando por essa fase. Depois disse, vá em busca de resolver a situação.  

Surpreenda seu companheiro com viagens ou presentes

Quem não gosta de uma surpresa? Afinal, ganhar algo que você não estava esperando, principalmente do seu companheiro, é sempre bom. Um momento como esse pode fazer muito pelo seu casamento. 

Surpreenda o seu parceiro com uma viagem. Escolha um destino romântico, um lugar para ficar aconchegante e passeios que permitam um contato a mais entre os dois. Você vai ver como essa é uma escolha certeira para sair da rotina. 

Outra opção é escolher e dar um presente sem precisar de uma data especial. Gestos como esse demonstram que o outro não é lembrado apenas nesse momento e sim, que você está sempre se importando com ele . 

Tenha e permita ao outro a sua individualidade

Nem tudo o que você gosta de fazer vai agradar o outro. Por isso, é importante que os dois tenham sua individualidade e, da mesma forma, permita que o outro também tenha. Isso pode trazer diversos benefícios para a relação.

Isso porque, ao praticar uma atividade que somente você tem prazer ao fazer, traz mais assuntos diferentes entre o casal. Dessa forma, a admiração cresce e o dia a dia não fica tão massivo, com vocês fazendo tudo juntos o tempo todo. 

Leia sobre o assunto sempre que possível

Assim como você está aqui com objetivo de ter uma resposta sobre como sair da rotina no casamento, ler outros conteúdos sobre esse assunto também vai ajudar. Há diversos livros que tratam sobre os desafios no casamento.

Fazendo uma boa pesquisa no Google, será possível encontrar diversos artigos com dicas e conselhos, além de mostrar como é o dia a dia real dentro de uma relação matrimonial.

De toda forma, vocês podem ler sobre isso juntos ou separados, fica a critério dos dois. Mas não deixem de trazer o que aprenderam para um momento de conversa entre vocês. Essa troca contribui muito para o relacionamento não cair na rotina. 

Conclusão

Como vimos, a dúvida sobre como sair da rotina do casamento costuma pairar entre casais em diversos momentos da vida. Mas com as dicas que demos acima, é possível não cair nessa situação, ou sair dela e não deixar que isso atrapalhe o dia a dia dos dois. 

como sair da rotina do casamento