Tricologista o que é? 

A pergunta tricologista o que é não sai da sua cabeça? Então, saiba que você veio ao lugar certo. Pois, hoje nós vamos descobrir tudo sobre a tricologia e o que fazem os tricologistas.

A tricologia é uma ocupação curiosa, que desperta dúvidas nas pessoas apenas pelo seu nome. Já que é difícil descobrir o que se trata apenas pela nomenclatura.

No entanto, ao descobrir o que se trata, você verá que é uma profissão muito útil à sociedade. E quem sabe você até precise dos serviços de um.

Acompanhe.

Afinal, tricologista o que é?

Um tricologista é um profissional especializado na saúde do couro cabeludo e dos cabelos humanos. Pois, a tricologia é uma especialidade médica que trata exatamente dessas coisas.

Portanto, esse é o profissional certo para procurar quando você tem problemas relacionados a saúde capilar incluindo:

  • A queda de cabelo;
  • Problema no crescimento e na saúde dos fios;
  • Qualquer doença relacionada ao couro cabeludo, como a caspa.

O próprio termo tricologia tem origem na palavra grega Trikhos, cujo significado é cabelo. Além disso, já é uma especialidade médica antiga. Porque, existe oficialmente desde o ano de 1800.

Foi nessa época que um grupo de cabeleireiros e médicos fundou a Faculdade de Doenças dos Cabelos em Londres. Posteriormente, em 1902 a tricologia foi oficialmente reconhecida como uma especialidade médica.

Desde então, os tricologistas têm ajudado a recuperar a saúde capilar e a autoestima de muitas pessoas. 

Atualmente, a antiga faculdade se chama Instituto de Tricologista. E é reconhecida como a mais antiga associação de profissionais especialistas em cabelos no mundo todo.

Mas, tricologista o que é na prática?

Quem pergunta tricologista o que é, com certeza também quer entender como funciona a profissão na prática do dia a dia. E as atividades desse profissional em seu cotidiano são várias:

  • Avaliar o couro cabeludo dos seus pacientes;
  • Identificar doenças capilares e suas possíveis causas;
  • Prescrever e realizar tratamentos de regeneração capilar;
  • Fazer a prescrição de medicação para tratar calvície e queda de cabelo, etc.

Dessa forma, o tricologista é capaz de propor até mesmo mudanças no estilo de vida do seu paciente. Por exemplo, alterações nos cuidados capilares. Tudo para favorecer a regeneração e o crescimento do cabelo.

Muitas vezes, essas alterações são feitas em conjuntos com outros profissionais. Porque, podem envolver medicamentos que o paciente esteja tomando para outros problemas de saúde. Além de alterações alimentares.

Afinal, são muitos os aspectos que podem interferir no crescimento saudável do cabelo. Como consequência, o trabalho multidisciplinar acaba sendo necessário para os tricologistas.

E quando é necessário procurar esse profissional?

A queda de algum fio de cabelo periodicamente é normal. Pois, o cabelo também se renova. O que significa que alguns fios caem, enquanto outros nascem.

No entanto, quando a perda de cabelo é acentuada e constante, pode ser a hora de procurar um profissional. O mesmo vale para cabelos muito danificados, que você não consegue recuperar sozinho.

Quem tem doenças do couro cabeludo ou calvície também pode deve procurar esse profissional para obter ajuda. Já que o tricologista fará uma avaliação completa incluindo todo o seu histórico capilar. Algo que nem sempre os dermatologistas fazem.

Ele irá bem a fundo para identificar as causas do seu problema capilar e prescrever o tratamento mais assertivo. Por todos esses motivos, é importante saber tricologista o que é.

O melhor de tudo, é que o seu médico pode trabalhar em parceria com o tricologista. Portanto, seus resultados serão ainda melhores na recuperação do seu cabelo e saúde do couro cabeludo.

Concluindo

As pessoas que perguntam tricologista o que é, se surpreendem ao encontrar uma especialidade médica não tão conhecida. Mas, fundamental para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa.

Então, se você tiver qualquer problema com a saúde dos seus cabelos ou do couro cabeludo, você já sabe quem procurar. Afinal, a tricologia reúne o melhor dos dois mundos no quesito o cabelo: a medicina e o conhecimento dos cabeleireiros.

Gostou desse artigo? Você imaginava que era isso que um tricologista fazia? Deixe seu comentário!

Post anterior: Melhor pó descolorante 2022 atualizado