ESTAS plantas manterão as baratas bem longe de você

As baratas são insetos extremamente desagradáveis, indesejáveis e prejudiciais que podem causar uma série de problemas em casa, como contaminar alimentos, espalhar doenças e até mesmo causar danos estruturais. Além disso, é muito difícil de controlá-las, o que pode tornar a tarefa de eliminá-las uma grande dor de cabeça.

Porém, existem algumas plantas que podem ajudar a repelir as baratas. Essas plantas produzem óleos essenciais que são tóxicos ou repelentes para as baratas. Ao cultivar essas plantas em casa, você pode criar uma barreira natural contra esses insetos indesejados.

Saiba quais são as plantas que afastam baratas e outras pragas da sua casa -
Saiba quais são as plantas que afastam baratas e outras pragas da sua casa. imagem: edição/projetodemae.com.br

Plantas que atuam como repelentes contra baratas: quais são e como usar?

Existem muitas plantas que podem ser usadas para repelir baratas. Veja mais sobre algumas das mais eficazes:

  • Alecrim: O alecrim é uma planta aromática que é comumente usada na culinária. O seu óleo essencial é rico em timol, que é um composto que é tóxico para as baratas. O alecrim pode ser cultivado em vasos ou em canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos, como armários, gavetas e debaixo da pia.
  • Arruda: A arruda é uma planta medicinal que é conhecida pelas suas propriedades repelentes. O seu cheiro forte é desagradável para as baratas, e o seu óleo essencial é rico em substâncias que podem causar irritação na pele e nas membranas mucosas desses insetos. A arruda pode ser plantada em vasos ou canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos.
  • Capim-limão: O capim-limão é uma planta aromática que é comumente usada para fazer chá. O seu óleo essencial é rico em citronela, que é um composto que é repelente para as baratas. O capim-limão pode ser cultivado em vasos ou canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos.
  • Citronela: A citronela é uma planta aromática que é comumente usada em repelentes de insetos. O seu óleo essencial é rico em citronela, que é um composto que é repelente para as baratas, mosquitos e outros insetos. A citronela pode ser cultivada em vasos ou canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos.
  • Gerânio: O gerânio é uma planta aromática que é comumente cultivada em vasos. O seu óleo essencial é rico em citronela, que é um composto que é repelente para as baratas. O gerânio pode ser cultivado em vasos ou canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos.
  • Lavanda: A lavanda é uma planta aromática que é comumente cultivada em vasos ou canteiros. O seu óleo essencial é rico em linalol, que é um composto que é repelente para as baratas. A lavanda pode ser cultivada em vasos ou canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos.
  • Louro: O louro é uma planta aromática que é comumente usada na culinária. O seu óleo essencial é rico em eucaliptol, que é um composto que é repelente para as baratas. O louro pode ser cultivado em vasos ou canteiros, e as suas folhas podem ser espalhadas pela casa ou colocadas em locais estratégicos.

Qual a importância de cultivar plantas em casa?

Purificam o ar:

Elas basicamente aumentam o oxigênio, eliminando compostos orgânicos voláteis, que são componentes tóxicos que vêm de tintas de parede, plástico e outros materiais que nos rodeiam. Isso faz das flores e plantas purificadores de ar naturais, podendo remover até 87% das toxinas que existem no ar.

Reduzem o estresse: 

Basta pensar em todas às vezes que você viajou para o campo ou esteve em algum parque, ou jardim cercado por mato, flores, plantas e árvores. Como você se sentiu? Provavelmente, além de conseguir respirar melhor, deve ter se sentindo mais calmo(a)? 

Pois é, essa é outra ótima razão para trazer mais natureza para dentro da sua casa: ficar perto de flores e plantas, e da natureza te ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora sintomas de ansiedade e tem efeito relaxante.  

Melhoram a criatividade: 

Já ouviu falar em função cognitiva? Uma função cognitiva é toda ação de aprendizagem, concentração, memorização, aplicação de uma atividade ou absorção de algo que exija sua atenção plena.  

Um estudo feito pela Universidade do Texas, comprovou que ter flores e outras plantas no local onde você trabalha ou estuda, é um excelente estímulo para as funções cognitivas. Então, se você se sente travado, com problemas de concentração ou dificuldade de reter informações, ter um ambiente com algumas plantas pode te ajudar a superar esses obstáculos. 

Umidificadoras naturais: 

Você já pensou em trocar o seu tradicional umidificador de ar por alguns vasos, bem distribuídos, pela casa? Saiba que essa é uma boa escolha, já que algumas plantas, como as samambaias, são exímias umidificadoras naturais. 

Durante a transpiração da planta, as gotículas de água acabam hidratando o ambiente. Dessa forma, você respira melhor e não fica com aquela sensação incômoda de que o ar está seco.

Saiba mais: Folha de louro embaixo do travesseiro: comecei a usar e minha VIDA MUDOU

você pode gostar também