Yelena Belova – a origem da nova Viúva Negra

No Universo Cinematográfico da Marvel tivemos a perda da personagem Natasha Romanoff no filme Vingadores: Ultimato, tendo sido lançado esse ano um filme solo para mostrar a origem dela, onde também nos foi apresentada a personagem Yelena Belova.

Mas afinal quem é ela e como é sua história nos quadrinhos? Ela será a nova Viúva Negra do UCM? Para responder a essas perguntas, trouxemos abaixo a sua origem e curiosidades. Confira!

Treinada na Sala Vermelha

Da mesma forma que a Natasha, Yelena Belova também teve seu treinamento de espiã e assassina na famosa Sala Vermelha, que é uma unidade de treinamento de espiãs do Departamento X.

Ela foi umas das 28 órfãs recrutadas para o programa de treinamento Viúva Negra, com o objetivo da criação de assassinos que atuavam em nome da pátria mãe Rússia. E mesmo sem super poderes as recrutas receberam da Dra. Lyudmila Kudrin fez um tratamento especial para que se mantivessem jovens por várias décadas.

Além disso, Yelena Belova afirma que conseguiu notas mais altas do que as da Natasha nos treinamentos físicos.

Viúva Negra – heroína ou vilã?

Essa alcunha de Viúva Negra para Yelena Belova se dá por 2 motivos importantes. O primeiro é pelo fato dela ter sido recrutada, ainda jovem, com o objetivo de ser a nova Viúva Negra, já que Natasha não era mais uma pessoa leal à Rússia.

Como segundo motivo temos a utilização desse nome por ela para algumas missões heróicas e também criminosas. Mas vamos explicar melhor abaixo essa questão.

Belova passou por um treinamento de 10 anos, e a sua vontade de provar que era melhor do que a Natasha em tudo fez ela caçar a heroína na intenção de atrapalhar as suas missões, sem considerar o fato de Natasha ser mais experiente contar muito na hora de uma batalha.

Sua sede por provar ser superior a Natasha chegou a um nível tão elevado que em um certo momento, logo após a conclusão de uma missão, Yelena Belova esteve cara a cara com Natasha e, com chance de assassiná-la, permitiu que a mesma continuasse viva para que essa disputa pudesse continuar.

A junção das duas Viúvas

Em uma oportunidade Natasha decidiu aplicar uma lição em Yelena Belova, a utilizando para derrubar seu chefe Yuri Stalyenko. Para isso, ela resolve aceitar um trabalho da S.H.I.E.L.D em uma missão que envolve as duas Viúvas Negras, que trocam de rosto entre si.

Enquanto Yelena Belova lutava tentando manter a sua identidade, Natasha fazia com que o seu chefe revelasse os planos relacionados ao roubo de armas nucleares. Após a conclusão da missão e a revelação das suas reais identidades, Natasha conseguiu demonstrar a sua colega espiã o quanto o chefe dela Stalyenko a enxergava apenas como uma soldado dispensável.

E foi esse o gatilho necessário para que as duas se unissem no objetivo de derrotar o vilão. Só que depois dessa batalha Yelena Belova manteve um ressentimento perante a Natasha, o que fez essa parceria não durar muito tempo.

Viúva Adaptóide

Em um arco das HQs a Yelena Belova descobre que uma nova formação dos Vingadores está ameaçando a operação clandestina de Vibranium que ela participava. Depois de uma grande batalha contra os heróis, ela, que está com ferimentos graves, é resgatada por um ser misterioso e que prometeu a ajudar.

Enquanto Yelena Belova encontra-se hospitalizada, esse ser misterioso se apresenta como sendo representante da Hydra e, através do apoio de alguns agentes da organização Ideias Mecânicas Avançadas, acaba transformando Yelena Belova em um super Adaptóide.

Assim, adotando esse termo como seu novo codinome, ela começa a utilizar de sua nova habilidade de copiar o poder e movimento de qualquer herói para atacar os Novos Vingadores.

Para finalizar esse arco, o Homem-Aranha juntamente com o Homem de Ferro encontram uma maneira de neutralizar o Adaptóide, fazendo com que a Hydra a demitisse e a explodisse para que ninguém fosse capaz de descobrir quem foi o responsável por essa transformação em Yelena Belova.

Habilidades da Yelena Belova

Devido ao seu programa de treinamento, Yelena Belova possui as seguintes habilidades:

  • Alto nível de condicionamento físico
  • Acrobacia
  • Excelente atiradora
  • Multilínguas
  • Especialista em Tática
  • Hacker Talentosa
  • Mestre da arte da sedução
  • Vasta formação militar
  • Perita nas artes marciais
  • Mestre na espionagem

Lembramos que durante o período em que foi um Adaptóide, ela possuía a habilidade de conseguir copiar o poder de qualquer um que estivesse próximo, habilidade essa que ela utilizou em diversos heróis, como por exemplo no Homem de Ferro, Wolverine e Mulher-Aranha.

você pode gostar também