10 melhores filmes para assistir em família com a criançada

Sempre é um desafio escolher filmes para assistir com a família, uma vez que é comum cada membro querer escolher um longa-metragem diferente. Nem sempre a escolha agrada todo mundo, mas calma que estamos aqui para resolver esse problema! 

Pensando em experiências cinematográficas que abrangem as diversas idades, separamos os 10 melhores filmes para a família assistir juntinha, fazendo a alegria da criançada nos finais de semana. Confira a seguir!

1- Saga Harry Potter 

Harry Potter é uma famosa franquia de filmes que se originou através de livros infanto-juvenis da autora J.K. Rowling. Os longas contam a história de Harry, um jovem órfão que vive infeliz com seus tios Dursleys.

Em certo dia, o garoto recebe uma carta convidando para ingressar na escola de bruxos Hogwarts, e pouco tempo depois, é visitado inesperadamente por Hagrid, o guarda-costas da instituição mágica. 

Harry Potter, então, conhece um mundo mágico inacreditável, vivendo diversas aventuras ao lado dos estudantes de Hogwarts e junto de seus amigos, Hermione e Ron. 

A saga é uma excelente opção de filmes para assistir com a família, uma vez que a quantidade de elementos mágicos estimula a criatividade dos pequenos, além de expandir seus interesses para outras obras artísticas fantasiosas. 

Inclusive, o sucesso é tão grande que facilmente você encontra produtos relacionados a franquia. E vale muito a pena os fãs mirins conhecerem a seleção de itens da saga Harry Potter para poder brincar e colecionar!

2- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020)

Esta é uma boa alternativa de filmes para assistir com a família no fim de semana. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica conta a história de Ian e Barley, irmãos que vivem em um universo de magia e conto de fadas que não depende mais da magia para viver, mas com elementos modernos do nosso cotidiano.

Os dois então embarcam em uma aventura com o intuito de redescobrir a magia e ter um último momento ao lado de seu pai falecido.

Dois Irmãos traz uma linda mensagem sobre família, e como nosso tempo é escasso e por isso devemos aproveitar cada momento ao lado de quem amamos, além de pensar o luto de modo poético. É a Disney nos fazendo chorar, como sempre! 

3- Procurando Dory (2016)

Continuação de Procurando Nemo, de 2003, Procurando Dory conta a história de Dory, uma peixinha que tem constante perda de memória. Após ajudar seu amigo Marlin a encontrar seu filho desaparecido (Nemo), a personagem principal começa a se lembrar da sua família, com quem não tem contato desde sua infância. 

Encorajada pelas memórias, Dory decide embarcar em uma aventura para reencontrar seus pais e irmãos, mas há um problema… ela esquece de avisar Marlin e Nemo, repetindo a história mais uma vez. 

Como de costume, as produções da Disney trazem significantes mensagens por trás, sendo filmes bem educativos para assistir em família. Em Procurando Dory não é diferente, afinal, a história nos ensina sobre como é importante passar mais tempo com nossas famílias e as pessoas que amamos. 

4- O Reino Gelado: Fogo e Gelo (2017) 

Os opostos também podem ser amigos! Pelo menos, é essa lição que O Reino Gelado: Fogo e Gelo nos conta. O longa-metragem conta a história da família dos irmãos Kai e Gerda, que estão sempre se metendo em confusão. Já crescidos, a dupla se envolve em um desastre de proporções globais, isso porque seus pais desaparecem após serem carregados pelo Vento do Norte. 

O Reino Gelado possui outros três filmes, todos com temáticas fantasiosas e com lições para a criançada, de amizade e respeito. Mais uma ótima opção de filmes para assistir em família! 

5- Viva: a Vida é uma Festa (2017)

Adivinha quem está na nossa lista novamente? Pois é, a Disney, nos fazendo chorar de emoção novamente! Viva: a vida é uma festa é um lindo filme para a família que conta a história de Miguel, um garoto de apenas 12 anos que pretende se tornar um grande músico, mas que convive com sua família, que desaprova esta iniciativa.

Empenhado em receber a aprovação de quem ele ama, Miguel desperta um evento mágico interligado com um mistério de mais de 100 anos! O personagem principal embarca em uma aventura épica com inspiração no Dia dos Mortos, celebração Mexicana — declarada como patrimonio cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO — que visa celebrar a memória daqueles que já faleceram. 

Considerado como um dos melhores filmes da PIXAR, este é sobre acreditar nos seus sonhos e persistir independente de todas as dificuldades. Além disso, ele ensina sobre amar aqueles que já partiram, preservando nossos entes queridos em nossos corações e em nossas memórias.

E claro, não pode faltar uma mensagem sobre a família e o quanto ela, com seu amor e apoio, é importante para o legado dos nossos pequenos. Lindo demais! 

6- Encanto (2021)

Recentemente lançado pela Disney, Encanto fez um sucesso estrondoso entre a criançada, sendo um filme para a família ver juntinha! 

Inspirado na cultura da Colômbia, Encanto é sobre a família Madrigal, que vive em uma comunidade harmoniosa em meio a natureza. Porém, eles possuem uma peculiaridade: cada membro possui um dom mágico diferente, como superforça ou a habilidade falar com os animais, por exemplo.

Como exceção a essa regra, temos Mirabel, uma adolescente que infelizmente não recebeu seus poderes e mesmo ajudando sua família e o vilarejo, é rejeitada por sua avó por ser “comum”. 

Após sua casa passar por maus bocados, como cair aos pedaços, a adolescente embarca em uma jornada para descobrir o que há de errado e provar o seu valor para sua família, mesmo sem dons mágicos. 

Autoaceitação e respeito são as mensagens que Encanto transmite para o telespectador, afinal, temos que nos aceitar como nós somos e respeitar os outros como eles são

7- Divertida Mente (2015)

O que aconteceria se as nossas emoções fossem pequenas criaturinhas vivas? Essa é a dúvida que Divertida Mente, filme para a família lançado em 2015 pela PIXAR, tenta responder.

A trama segue Riley, uma garota que está entrando na pré-adolescência e vê novas dificuldades em seu dia a dia. A situação começa após ela se mudar para uma nova cidade e ingressar em uma escola com alunos que ela nunca viu, bem como vivenciar uma nova dinâmica familiar, em que tem menos tempo com os pais. 

Porém, o foco não é em Riley, mas sim, em suas emoções: alegria, medo, raiva, tristeza e nojo, que experienciam o cotidiano da menina. Ver a vida dela do ponto de vista dos personagens coloridos que existem em sua cabeça, é uma nova e interessante perspectiva sobre os sentimentos e como compreendê-los.

A produção lida com temas delicados e de extrema importância, como o início da puberdade e a transição entre a vida infantil e a vida de adolescente, trazendo importantes mensagens sobre desafios, namoro, amizade e família.

8- O Rei Leão (2019) 

Versão em live-action da aclamada animação lançada na década de 90, O Rei Leão foi um lançamento polêmico em 2019, isso porque muitos consideravam o desenho original como “intocável”. Porém, devido a sua abundante nostalgia e aproximação com o público mais jovem, o longa arrecadou mais de US$1 bilhão em sua bilheteria mundial. 

Após testemunhar a queda do seu pai, Mufasa, e provocado pelo seu tio Scar que o culpa, Simba embarca em uma aventura junto de Timão e Pumba, em que irá redescobrir suas raízes e se tornar o novo rei da selva, mesmo que isso não seja uma tarefa simples. 

Não importa a versão, O Rei Leão é definitivamente um filme para assistir com a família que ensina sobre grandeza e como ser forte mesmo nos piores momentos, mas sem perder a humildade e esperança. Poético, de certa forma!

9- 22 Contra a Terra (2021)

O que é a vida? Talvez essa seja uma pergunta sem resposta. 22 Contra a Terra tenta solucionar esse mistério! Se passando antes de Soul (2022), o curta-metragem mostra a alma 22 formando um grupo de almas para se rebelar contra as regras impostas pelo Grande. 

Mas, o que 22 não contava é que seus colegas não teriam a mesma motivação. O curta é sobre os pequenos valores e momentos da vida, levando em consideração o verdadeiro significado de viver e qual é o nosso real propósito no mundo. 

10- Pai em Dobro (2020) 

Se ter um pai já é bom, imagina dois! Protagonizado por Maisa Silva, Pai em Dobro conta a história de Vicenza, uma adolescente criada em uma comunidade hippie que nunca conheceu seu pai. Ao sair em busca de conhecer seu verdadeiro pai, a garota encontra dois homens que podem ser seus pais biológicos.

Pai em Dobro ensina o verdadeiro significado de se ter um pai e lidar com ele em nosso dia a dia. Por isso, é um ótimo filme para assistir com a família e aprender o verdadeiro significado da representação da paternidade em nossas vidas, sendo esse pai somente de criação ou não.

Ufa! Finalizamos aqui a nossa listinha com excelentes opções para você e sua família. Assistir filmes com a criançada é uma atividade saudável, que proporciona entretenimento para toda a família, além de estimular a imaginação dos pequenos, principalmente quando são longas-metragens que trazem uma linda mensagem de aprendizado. 

E você, já conferiu todos os filmes da nossa lista? Conte-nos nos comentários qual o seu favorito e qual a mensagem que tirou dele!

você pode gostar também