Anticoncepcional causa enjoo? Conheças alguns mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da pílula

O anticoncepcional causa enjoo? A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado pelas mulheres no Brasil. Como qualquer medicamento, a pílula está associada a um risco de efeitos colaterais.

Ganho de peso, aumento do apetite, acne, dor, secura vaginal, diminuição da libido , aumento do risco de câncer de mama… Quais são os efeitos colaterais do anticoncepcional são comprovados? Confira nossa lista!

A pílula estimula o apetite e engorda

Falso. A pílula anticoncepcional, a rigor, não causa ganho de peso, mas promoveria retenção hídrica, dores nos seios e até desejo por lanches. Com efeito, diz-se que a pílula é ” diabetogénica”, isto é, aumenta o nível de insulina no sangue e a insulina abre o apetite.

No entanto, A pílula não tem efeitos comprovados nos centros (córtex, hipocampo, hipotálamo) responsáveis ​​pela sensação de fome.

No entanto, resta saber se a pílula anticoncepcional causa enjoo. Vamos saber mais adiante!

A pílula causa sangramento entre as menstruações?

Verdadeiro. O sangramento pode ocorrer fora dos períodos menstruais. Pode aparecer sangramento por tomar a pílula, principalmente se não for tomada na hora marcada . Esse sangramento é exteriorizado pela vagina, mas na verdade vem do útero. Sem gravidade, essas perdas de sangue podem ser mais ou menos abundantes e acompanhadas de outros sintomas como dor ou corrimento vaginal.

A pílula pode causar dor de cabeça

Verdadeiro. Os contraceptivos de estrogênio-progestagênio estão de fato ligados a efeitos colaterais. As mais comuns ( preocupam mais de uma em cada 10 mulheres ) são as dores de cabeça, incluindo enxaquecas.

O aparecimento ou agravamento de cefaleias deve obrigatoriamente ser comunicado ao médico prescritor. Além disso, em uma mulher com enxaqueca que tenha um ou mais fatores de risco vascular (tabagismo, hipertensão arterial, obesidade e ainda mais histórico de doença cardiovascular, flebite ou embolia pulmonar ), prefira uma pílula que não contém estrogênio ou um método não hormonal de controle de natalidade.

A pílula anticoncepcional causa enjoo e dor nos seios?

Verdadeiro. A dor ou o peso nos seios causados ​​pela ingestão da pílula deve-se principalmente à dose de estrogênio que ela contém. Esses hormônios estão envolvidos na produção e armazenamento de gordura e promovem a dor nas mamas.

A dor nos seios é certamente possível na véspera da menstruação, mas também pode acontecer com mulheres sem contracepção: é uma síndrome pré-menstrual bastante clássica e não grave.

A pílula diminui a libido

Verdadeiro. Secura vaginal e diminuição da libido são comuns entre as mulheres que tomam a pílula, inclusive entre as mais jovens. De fato, a pílula pode contrariar a ação da testosterona , que é o hormônio do desejo sexual nas mulheres.

Como o desejo sexual diminui, a lubrificação sexual também diminui. A higiene íntima delicada e respeitosa, o uso de lubrificantes, cremes apropriados ou o uso de fitoterapia podem ser soluções eficazes contra a secura íntima.

Algumas pílulas causam acne

Verdadeiro. A pílula pode melhorar, até eliminar completamente os problemas de pele, mas você deve saber que algumas pílulas pioram. Algumas pílulas são fracamente ou mesmo não androgênicas, ou seja, não estimulam as glândulas sebáceas e, portanto, não promovem o excesso de sebo. Peça conselhos ao seu ginecologista.

A pílula aumenta o risco de trombose ou embolia pulmonar

Verdadeiro e falso. Mesmo que este risco permaneça extremamente baixo, as pílulas podem estar associadas a um risco de trombose venosa (flebite) ou embolia pulmonar, especialmente no caso de antecedentes pessoais ou familiares.

Estes acidentes são pouco frequentes ( ocorrem principalmente em mulheres que apresentam fatores de risco para essas doenças), mas graves; eles devem ser tratados com urgência . As pílulas de última geração (contendo desogestrel ou drospirenona) são mais arriscadas do que as pílulas de 2ª geração.

Um estudo sugere que o risco tromboembólico também estaria ligado à dose de etinilestradiol e, portanto, menor para pílulas dosadas em 20 µg de etinilestradiol.

Mas, não entre em pânico, durante a prescrição de um anticoncepcional, o médico analisa todos os possíveis fatores de risco e contraindicações para permitir que você encontre o anticoncepcional mais adequado.

Os sinais sugestivos de trombose (flebite):

  • Inchaço (edema) de uma das suas coxas ou pernas
  • Dor com ou sem inchaço em uma de suas panturrilhas.

Nestes casos, ligue ou consulte imediatamente o seu médico, prescritor ou farmacêutico. Caso não seja possível, dirija-se ao pronto-socorro de um hospital ou clínica.

Os sinais sugestivos de embolia pulmonar:

  • Falta de ar repentina, em repouso ou incomum durante atividades (subir escadas, falar ao telefone, etc.),
  • A ocorrência de expectoração com sangue,
  • Um batimento cardíaco acelerado incomum, inexplicável e persistente (taquicardia), especialmente se associado a um dos sinais anteriores

Estes sinais podem ser acompanhados de tonturas ou dores de cabeça intensas.

A pílula anticoncepcional causa enjoo?

Respondendo à pergunta “a pílula anticoncepcional causa enjoo?”: sim. Qualquer remédio de ingestão oral pode causar sintomas gástrico e podem causar enjoo!

Post anterior: Ultrassonografia abdominal total: como é feita?

você pode gostar também