Maytê Carvalho, vida, obra e empreendedorismo

A escritora Maytê Carvalho é um nome de referência para quem busca técnicas de persuasão e formas de influenciar vendas.

E não é para menos, já que a professora de retórica e empreendedora Maytê é autora de um best-seller nacional: Persuasão – Guia Prático Sobre Retórica e Comunicação Persuasiva para Sua Vida Pessoal e Profissional.

Formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, e com uma carreira profissional diversificada, já participou até mesmo do programa O Aprendiz na emissora Record.

Então, se você gosta de ler, tem interesse em aprender mais sobre persuasão, marketing e vendas, continue lendo. Pois, no artigo de hoje vamos conhecer mais de perto a vida e a obra de Maytê Carvalho.

Quem é Maytê Carvalho?

Além de escritora, Maytê Carvalho também é professora, comunicóloga, empresária e publicitária.

Com apenas 31 anos de idade, e uma carreira de sucesso, a jovem Maytê começou cedo a sua jornada no mundo dos negócios para chegar onde está agora.

Aos 18 anos de idade a altura trabalhou para o Grupo WPP, uma empresa britânica de publicidade e relações públicas. Na ocasião, teve a oportunidade de trabalhar com marcas famosas como a empresa de perfumes, O Boticário, Eudora e Unilever.

E aqui vão mais algumas informações interessantes sobre a carreira de Maytê:

  • É autora de um best-seller sobre persuasão e retórica;
  • Já foi eleita uma das seis grandes mulheres líderes de startups brasileiras em 2017 pela Revista GQ, Editora Globo;
  • Venceu o especial do Programa O Aprendiz, de Roberto Justus, e obteve sua vaga para O Aprendiz 6, onde foi uma das participantes mais jovens da história do reality;
  • Criou o app Beleza de farmácia, que já foi o mais baixado da loja AppleStore;
  • Fundou a empresa b.pass e convenceu os investidores do programa Sharktank a investirem seu aplicativo Beleza de Farmácia;

Maytê agora tem sua própria página na Internet e trabalha periodicamente com programas de mentorias, palestras e cursos. E atua como professora de retórica em cursos de extensão da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Mas, isso não é tudo. Atualmente, também é Diretora de Estratégia de Negócios na TBWA/Chiat Day, uma importante agência norte americana de publicidade.

Vamos conhecer em maiores detalhes alguns aspectos da carreira de Maytê Carvalho.

Especial O Aprendiz

No ano de 2008 Maytê Carvalho cursava o 2º semestre de Publicidade e Propaganda, e se inscreveu para participar do programa O Aprendiz 6 Universitário.

Mas, a seleção de participantes desse ano guardava uma surpresa que o público não esperava: um especial para selecionar o primeiro inscrito ao vivo.

O desafio que aconteceu no dia 2 de Dezembro de 2008 contou com vários testes de lógica e um quis. Essa foi a primeira vez que um inscrito para o programa O Aprendiz teve que passar por alguma prova para ser selecionado para o programa.

Maytê conseguiu vencer e além de conquistar sua vaga na sexta edição do reality de Roberto Justus, também ganhou um carro 0Km na ocasião.

B.pass e Beleza de Farmácia: a Maytê Carvalho empreendedora

O b.pass é um serviço de assinatura de salão de beleza que permite as clientes encontrar em um salão mais próximo de forma prática e simples. Pois, basta informar a hora e o dia desejados via WhatsApp ou Facebook, e b.pass encontra o salão ideal.

Trata-se de uma startup fundada por Maytê Carvalho em parceria com sua sócia Kelly Costa no final do ano de 2015.

A ideia é facilitar o dia a dia de mulheres que têm rotinas corridas e pouco tempo para cuidarem da aparência com o serviço de um assistente pessoal especializado. Mas, o serviço também faz o pagamento do salão para que a cliente não precise se preocupar com nada.

Já o aplicativo Beleza de Farmácia é um aplicativo gratuito que permite comparar esmaltes de diferentes marcas e achar a cor certa da marca mais barata do mercado.

Na prática, o aplicativo apresenta cores de esmaltes importados e cargos e suas respondentes em marcas nacionais mais acessíveis.

Esse App foi a origem da ideia de criar o serviço da b.pass, pois Maytê Carvalho percebeu que muitas clientes utilizavam o conteúdo do aplicativo enquanto faziam as unhas no salão. E assim surgiu a ideia da sua Startup, que é a primeira plataforma de assinatura de salões de beleza no Brasil.

Hoje em dia seu aplicativo captura muitas leads para serviço de assinatura b.pass e tem muitas clientes fiéis engajadas.

A autora Maytê Carvalho

Persuasão é uma habilidade considerada essencial para o sucesso nos negócios, e até mesmo para a vida pessoal. Mas, como conseguir ser persuasivo?

Na verdade, para a maioria das pessoas, a persuasão é uma habilidade muito difícil a gente de desenvolver.

Porém, essa é justamente a área de estudos de Maytê Carvalho em seu mestrado e o tema de seu best-seller: Persuasão – Guia Prático Sobre Retórica e Comunicação Persuasiva para Sua Vida Pessoal e Profissional.

O livro escrito em 2020 e publicado pela Buzz Editora foi um verdadeiro sucesso, e continua a ser.

Na obra, Maytê reúne uma visão erudita e intelectual da persuasão desde a Grécia antiga até os dias atuais, combinada com dicas e técnicas para ser persuasivo na prática.

Dessa forma, autora desmistifica o conceito da comunicação persuasiva, enquanto ensina ao usar essa habilidade no dia a dia e por qualquer pessoa.

Em outras palavras, o livro de Maytê vai além do marketing e da publicidade e trabalha ao conceito de persuasão de uma forma profunda. Porém, sem perder de vista a aplicação dessa habilidade na vida social moderna, especialmente no mundo corporativo.

Concluindo

Maytê Carvalho é uma escritora e empresária muito bem sucedida, mas tem muitas outras habilidades, como seu talento intelectual e dedicação ao estudo acadêmico.

A autora começou cedo nos negócios, porém sem esquecer dos estudos, sendo esse um dos segredos de seu sucesso, assim como sua força e determinação para empreender.

Quer conhecer a página oficial de Maytê Carvalho? Então, acesse o site: maytecarvalho.com.br. Você também pode encontrar mais informações sobre os cursos e outras informações úteis.

Gostou do conteúdo? Quer compartilhar sua opinião? Comente!

você pode gostar também