Chás que gravida não pode tomar e quais os motivos

Quero saber quais chas que gravida não pode tomar? Então, continue lendo e acompanhe esse artigo até o final. Pois, é sobre isso que vamos falar a partir de agora.

A gestação é um período especial da vida da mulher. Afinal, a futura mãe carrega dentro de si uma nova vida que está se formando. Justamente por isso, é preciso ter um cuidado redobrado com a alimentação e o consumo de bebidas.

Entre as bebidas, existem alguns tipos de chás que as gestantes precisam evitar. Vamos o chas que gravida não pode tomar e entender os motivos a partir de agora. 

Mas, saiba que essas informações não substituem a orientação do seu médico. Então, procure também seu ginecologista ou obstetra para se informar melhor.

Por que existem chas que gravida não pode tomar?

Chás e ervas naturais podem ser muito similares a atuação de alguns medicamentos no organismo. Porque, eles possuem diferentes princípios ativos que podem atuar no corpo de diferente as formas.

E essa substâncias podem não ser muito boas para a saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Afinal, provocam efeitos que podem ser danosos ao prosseguimento da gravidez.

O excesso de alguns chás pode ser até mesmo abortivo. Razão pela qual é importante tomar cuidado com essa questão. Portanto, o ideal é moderado o consumo de chá. E escolher com cuidado quais consumir. 

Confira alguns chas que gravida não pode tomar

Existem várias ervas medicinais cujo consumo não é recomendado na gestação. Para entendermos melhor vamos conferir algumas delas e os motivos a partir de agora.

  • O chá de boldo: o boldo é uma das ervas naturais mais utilizadas para tratar problemas do estômago. Mas, ele contém ascaridol, uma substância que pode provocar abortos;
  • Chá de canela: a canela pode levar a contração dos músculos intrauterinos, o que é perigoso na gravidez. Além disso, também pode provocar constrição sanguínea; 
  • O chá de hortelã: essa erva atua sobre o organismo feminino reduzindo a produção do leite materno. Logo, é importante evitar seu consumo durante a gestação. E também durante o período de lactação;
  • Chá de sene: esse chá também pode provocar a ocorrência de contrações intrauterinas, e pode levar a ocorrência de diarreia.

Além desses chás, as gestantes também devem evitar o chá preto, e o branchá e o chá de erva mate. Por que, todos eles possuem substâncias que aceleram o metabolismo. Como consequência, podem provocar palpitações

Não se esqueça: esse artigo não substitui a orientação médica. Procure seu ginecologista ou obstetra e se informe melhor.

Então, como saber quais chás eu posso tomar?

A principal recomendação sobre o uso de chás na gestação é não fazer o consumo sem a orientação de um médico ou fitoterapeuta. Portanto, o mais seguro é tratar os chás da mesma forma que um medicamento.

Ou seja, procure o seu obstetra e pergunte quais chás você pode tomar. E se você pensa em tomar um chá por um motivo específico, por exemplo, para cólicas, pergunte qual a recomendação do médico.

Além disso, saiba que além dos chas que gravida não pode tomar, existem alguns chás que são seguros na gravidez, incluindo:

  • O chá de arando para infecção urinária;
  • Gengibre, para náusea, azia e vômito;
  • O chá de ameixa seca para prisão de ventre.

Você pode conferir uma tabela completa sobre ervas medicinais que devem ser evitadas na gestação nesse site. Considere também, que o consumo de chás deve ser feito de forma moderada. Para que não haja o acúmulo de substâncias no organismo.

Concluindo

Existem chas que gravida não pode tomar por que causam efeitos perigosos no organismo. E podem até mesmo afetar o bebê e causar abortos.

Então, o mais recomendado é não consumir nenhum tipo de erva medicinal sem o acompanhamento do seu médico. Além de tomar cuidado com os excessos. A mesma dica vale para alimentação, que deve ser balanceada e rica em nutrientes. 

Por fim, lembre-se que esse artigo tem finalidade apenas informativa. Se você está grávida vá ao ginecologista ou a obstetra e se informe melhor antes de consumir qualquer chá. Dúvidas? Comente!  

Post anterior: Cólicas no inicio da gravidez é normal? Entenda

chas que gravida não pode tomar