Comunidade com foco em parentalidade é selecionada para programa de aceleração do Facebook

Financiamento, treinamento/desenvolvimento e conexão são os pilares da iniciativa para aumentar o impacto das comunidades

O programa Aceleradora de Comunidades de 2022 recebeu mais de 4.800 inscrições e a Ohana está entre as selecionadas. Dedicada a apoiar as famílias na vivência da parentalidade, a comunidade soma mais de 16 mil membros e 25 moderadoras voluntárias. Por intermédio da Aceleradora, os participantes vão aprimorar habilidades de lideranças, de impacto e de uso das ferramentas do Facebook®.

A aceleração tem duração de quatro meses, período em que a fundadora da Ohana, Cristiane Vasconcellos, e as parceiras, Dea Aguiar, Vivian Helena Salomão e Lak Lobato, estarão conectadas a líderes de comunidades dos mais diversos países. As pessoas participantes também estão trabalhando no desenvolvimento de um plano viabilizar uma iniciativa relevante para a comunidade.

“No caso da Ohana, estamos estudando qual será nossa iniciativa. Enquanto isso, discutimos com os mentores as possibilidades, bem como a estruturação de outros canais de comunicação como o site da Ohana”, explica a fundadora da Ohana, Cristiane Vasconcellos. 

A fundadora observa que, durante o processo da aceleração, quando ela observou o forte viés informativo da comunidade. Parceira na administração da Ohana e participante do programa do Facebook, Dea Aguiar, comenta que, além da importância das informações, a maternidade é extremamente ordinária no sentido daquilo que se repete, independente da constituição da família. “Dificuldades com a dentição ou o sono do bebê, problemas na amamentação, alergias, entre outras, são muito comuns. Por isso, o acolhimento é tão importante. É no ordinário que encontramos apoio para lidar com as adversidades da infância e nos apoiarmos, enquanto comunidade”, detalha Dea Aguiar.

A Ohana e outras comunidades participantes da aceleração receberão subsídios de até US$ 40.000,00 por meio do parceiro de gerenciamento GlobalGiving para financiar trabalhos, que promovam os objetivos da comunidade. 

Sobre a Ohana

A comunidade Ohana é um grupo do Facebook, dedicado a oferecer apoio às famílias na vivência da parentalidade. Fundada em 2019, pela paulistana Cristiane Vasconcelos, o nome da comunidade significa “família”, na cultura havaiana, que na essência do termo representa a interligação, o afeto e a cooperação entre pessoas próximas, com laços consanguíneos ou não. 

Com a 16 mil membros e 25 moderadoras, a Ohana tem atuado como um espaço seguro de acolhimento familiar nas mais diversas questões relacionadas à infância, desconstruindo estereótipos e clichês. A comunidade se constitui como uma rede de apoio multidisciplinar, graças à participação voluntária de profissionais de diversas áreas como Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, entre outras, que respondem, orientam e moderam as interações dos membros da comunidade.

Sobre a Cristiane Vasconcelos

Sobre a Cristiane Vasconcelos

Fundadora da comunidade Ohana, Cristiane Vasconcelos, viu o sonho da maternidade se transformar em uma jornada de desafios, quando o Bernardo nasceu em 2016. 

Com o nascimento do filho, Cristiane decidiu ser mãe em período integral, pausando a carreira de 20 anos no mercado de comunicação visual. Ao sofrer violência obstétrica, depressão pós-parto e não encontrar espaço para falar sobre a maternidade, ela buscou apoio nas comunidades online.

Antes de fundar a Ohana, Cristiane foi mediadora de outras comunidades no Facebook direcionadas à alimentação e introdução alimentar, nas quais se destacou no acompanhamento das publicações e no relacionamento com os membros. Ao identificar a necessidade de abordar outros assuntos para auxiliar as famílias, ela fundou a Ohana, em novembro 2019.

A atuação na Ohana preza pela construção de conexões por meio do grupo como também por auxiliar outras pessoas no caminho para ressignificar as dores a vivência da parentalidade.

Informações para a imprensa

ADRIANA ROMA

VITÓRIA SWARTELE

você pode gostar também